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quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Escola Estadual Sebastiana Lenir

Instituto de Ensino Superior do Amapá
Ana Dula Pereira Barros
Clícia de Aquino Sales
Riseemberg Monteiro Ferreira









 

Relatório de estágio supervisionado em docência II











Macapá
2010







Ana Dula Pereira Barros
Clícia de Aquino Sales
Riseemberg Monteiro Ferreira











 
Relatório de estágio supervisionado em docência II





Relatório apresentado como requisito para a disciplina Estágio Supervisionado em docência II do ensino superior do Amapá – Iesap, curso letras lic françês Prof orientadora: Fádia Cristina








Macapá
2010






INTRODUÇÃO
O presente trabalho relata o desenvolvimento do estágio supervisionado em docência II, do curso de Licenciatura plena em Letras – Lic.-Francês.
Os objetivos do estágio foram traçados tendo em vista as classes de educação do ensino médio.

1-IDENTIFICAÇÃO

1-1-Dados dos estagiários
Ana Dula Pereira Barros
Clícia de Aquino Sales
Riseemberg Monteiro Ferreira

Curso de Letras – Licenciatura - Francês
5º Período – Turma5 Lic-F-N- Ano 2010

Início da disciplina estágio supervisionado em


1-2-Dados da escola-Campo de estágio
Escola estadual Sebastiana Lenir de Almeida
Localizada na av.Diogenes Silva nº 123 – Macapá-Ap


Professora Colaboradora: Waldenize Maria Martins Guedes
Ensino médio, 1º turno e 30 alunos


AGRADECIMENTOS



A professora Fádia Cristina pelas sugestões apresentadas, e pelo empenho que teve conosco, orientando e dando um norte a nossas pesquisas.



SUMÁRIO
Introdução ............................................................................................................................................3
1IDENTIFICAÇÃO DOS ACADÊMICOS NA ESCOLA – CAMPO DE ESTÁGIO..............................................................................................................................................4
1.1  Dados do estagiário....................................................................................................................4
1.2  Agradecimentos...........................................................................................................................5
2 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA  - CAMPO DE ESTÁGIO...................................................7
2.1Histórico e área de atuação.........................................................................................................7
3 O ESTÁGIO (DESENVOLVIMENTO)...........................................................................................8
3.1 Orientações teóricas Na escola.................................................................................................9
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................................10
REFERÊNCIAS................................................................................................................................11
ANEXOS...........................................................................................................................................12









2-CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA-CAMPO DE ESTÁGIO
2-1-HISTÓRICO

A escola estadual Sebastiana Lenir de Almeida iniciou seus trabalhos no dia 1 de março de 1976, que antes funcionava na escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus, foi inaugurada  no dia 31 de Março de 1676 pelo então governador do Território do Amapá, Artur de Azevedo Henning.Em homenagem a essa educadora  que dedicou toda a sua vida profissional para a melhoria da educação do antigo Território do Amapá, e que veio a falecer quando iniciava seu trabalho como diretora da escola Princesa Izabel, o governador a homenageou em 5 de abril de 1976. A escola iniciou seus trabalhos de forma precária com apenas seis salas de aula, uma sala para a biblioteca, outra destinada ao laboratório de ciências, e uma para a sala dos professores; um corpo docente de 23 professores, no qual apenas uma minoria estava habilitada na forma da lei. A escola atendia uma média de 600 alunos, havia carência de cadeiras que era suprida com empréstimos da antiga escola.
O acesso na escola para a escola era limitado, pois parte dos arredores da escola eram alagados.Considerando a distancia em relação ao centro da cidade onde estavam as escolas de 2º grau e em conseqüência essa escola passou a se chamar Sebastiana Lenir de Almeida. Nestes 28 anos de trajetória  da escola, muitos professores e diretores passaram pelo seu quadro funcional, fazendo mais do que apenas cumprir sua jornada de trabalho se destacaram por ter buscado novas alternativas para a melhoria da formação escolar dos alunos e do próprio corpo docente.Podemos citar a Professora Maria das Graças Leal que observando que alguns alunos vinham constantemente para a sala de aula com alterações de humor, desatenção, timidez, desconfiança, repetência, efetivou um projeto audacioso e agressivo de expressão artística visando o resgate nestes jovens alunos do interesse pelos estudos e pela vida,estreitando o vínculo afetivo entre os alunos, professores, e colegas, trabalhando a auto estima através da dança e do teatro para oportunizar ao aluno de maneira saudável como a interação entre a escola e a comunidade valorizando assim o papel do aluno e criando o interesse pelo estudo.Quando as vagas nas escolas eram limitadas os alunos tinham que fazer um teste de seleção para conseguir uma vaga, pensando nestas dificuldades é que os professores Carlos Alberto Barbosa da Silva e Raimundo José da Silva Rodrigues tiveram a idéia de ajudar os alunos com reforço de português e matemática que eram ministradas na própria escola durante os sábados. A escola já teve seu informativo Sebastiano, que tinha a finalidade de divulgar acontecimento social, cultural, e esportivo, dentro e fora da escola.
Nos dias atuais a escola ainda é um ponto de referência para as outras escolas da redondeza, nela funciona o NAE 7, que é um tele – posto que atende 14 escolas das imediações, com o programa um salto para o futuro que tem o objetivo de fazer a formação continuada dos professores do ensino fundamental e médio. O teleposto disponibiliza a locação de fitas para as escolas e instituições que o procuram.


3-O ESTÁGIO (DESENVOLVIMENTO)

A disciplina do estágio supervisionado em docência II teve inicio no dia –com término no dia 11 de Dezembro de 2010, sendo concluída uma carga de – horas em 11 de Dezembro. Desenvolvemos as atividades planejadas, como a pesquisa de campo, a intervenção escolar, contato com a professora de Língua Portuguesa, observação como plano de curso e de aula, participando de uma reunião com os professores sendo esta realizada e coordenada pelo diretor da referida escola.
Analisando o livro didático de Língua Portuguesa, visitação do espaço da biblioteca assim como os demais espaços, como sala de vídeo, laboratório de informática, com registro em fotografias para serem anexados ao relatório e realizando regência de relatório e realizando regência de classe com os alunos, e para contribuição com o processo de ensino aprendizagem dos alunos foi realizado atividades sobre o assunto aplicado, assim terminando no tempo proposto ao estágio supervisionado em docência II.
3-1-Orientações teóricas no IESAP
A etapa inicial de nosso estágio constituiu em orientações teóricas em sala de aula iniciando com os Pcns, sendo que o exposto representa uma síntese das teorias desenvolvidas, assim o estudo da Língua Portuguesa como língua materna na escola para uma reflexão sobre o uso da língua na vida e na sociedade.
Assim sendo o estudo sobre os Pcns vieram para o entendimento do professor-aluno tendo a finalidade de visar o uso lingüístico.
Com a proposta de profissionais, ou seja, definir de que forma o professor deve atuar em sala de aula, Selma garrido Pimenta, nos coloca a importância da educação em eixo na realidade educacional, por meio do processo de ensino aprendizagem, bem como ao campo dos saberes pedagógicos.
Buscando uma maior valorização e desenvolvimento para que os professores reconheça sua capacidade de decisão e racionalidade técnica. Portanto, nos é apresentado um leque de informações para uma formação ampliada e com objetivos precisos, a importância do estágio e as disciplinas desenvolvidas em sala de aula, assim como a formação continuada.



4-CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante do exposto neste relatório assimilamos a importância do estágio supervisionado II: intervenção escolar nos colocou diante de situações que em nossa vida profissional será uma constante, visto que, nossa formação seja mais bem elaborada através do contato direto com a sala de aula, nos dando a oportunidade de visualizarmos melhor colaboração com nossos futuros alunos, portanto a disciplina é de suma importância, para a nossa formação profissional.     


REFERÊNCIAS
Brasil, Ministério da educação
Secretaria de educação média e tecnológica. Parâmetros curriculares
Nacionais: Ensino médio. Ministério da educação. Secretaria de educação média e tecnologia - Brasília:
Ministério da educação, 1999.

Pimenta, Selma Garrido
Estágio e docência. Selma Garrido Pimenta
Mª do Socorro Lucena Lima; Revisão técnica José Cerchi Fusari, - 2. Ed.
-São Paulo: Cortez, 2004.-(coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos)
Freire, Paulo
Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paulo Freire – São Paulo: Paz e Terra, 1996 (coleção leitura)



Levando a valorização das referencias importantes para ser discutido e refletido na sala de aula, afinal formar o profissional da educação exige um investimento competente e crítico nas ofertas do conhecimento da ética e da política.
Já Paulo Freire nos leva à criticidade indispensável à pratica docente de educadores, afinal ser professor não é transferir conhecimento, mais criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Atraves do processo, é preciso que fique cada vez mais claro que embora, diferentes entre si, ou seja, é saber repassar o conteúdo de forma que os alunos assimilem e aprenda o que lhe foi proposto.





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Um comentário:

  1. Oi meninas, que legal o trabalho de vocês, fico muito feliz que tenham conseguido superar mais essa etapa da academia, parabéns. Prof(a) Fádia.

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