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terça-feira, 5 de julho de 2011

ESCOLA ESTADUAL PROFª RAIMUNDA VIRGOLINO


A Escola Estadual Profª. Raimunda Virgolino foi criada através do decreto nº 1013 em 17 de março de 2000, no governo de João Alberto Capiberibe, o nome da escola surgiu em homenagem à professora Raimunda Virgolino, profissional que dedicou sua vida em prol da educação do Amapá. Foi inaugurada em maio do mesmo ano, visando absorver a alta qualidade de alunos da Escola Estadual Profª. Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, bem como proporcionar as comunidades dos bairros: Jardim Marco Zero, Araxá, Beirol, Jardim Equatorial e Pedrinhas um estabelecimento mais próximo, onde foram ofertadas as primeiras séries do Ensino Médio e Fundamental, sendo posteriormente em 2011 oferecidas também a modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio - EJA. Iniciou-se com um total de 897 alunos distribuídos nos três turnos, sendo 5ª série (Ensino Fundamenta) e 1ª série (Ensino Médio). Com o reordernamento estabelecido pela SEED após 2003 extingui-se o Ensino Fundamental, ficando sob a responsabilidade da Escola Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, que por sua vez não mais ofertaria o EJA passando a assumir esta modalidade de ensino e Escola Raimunda Virgolino.
Hoje, este Estabelecimento de Ensino funciona no 1° e 2° turno atendendo o Ensino Médio, e no 3º turno o EJA Médio 1ª e 2ª etapa. Tem atualmente 1.580 alunos matriculados, assim distribuídos: 1º turno 580, 2º turno 580 e 3º turno 460. O quadro de servidores efetivo é de 112 funcionários entre professores, administrativos e Caixa Escolar. É administrada atualmente pelo professor Guaraci Assis Pastana, decreto o n° 0259/2009, ressonância ao que estabelece as diretrizes emanadas pela Secretaria de Estado de Educação - SEED.


DADOS QUALITATIVOS

                   A partir dos dados coletados através de questionários /conversas com a direção, coordenação pedagógica, professores, alunos e histórico da escola percebe-se claramente a importância que possui a Escola Estadual Profª Raimunda Virgolino para a comunidade, pois é uma das poucas que atende a zona sul da cidade de Macapá, no seguimento do ensino fundamental e médio.
                   A clientela atendida pertence a um nível sócio-econômico médio e baixo, portanto, de poder aquisitivo que levem a investir em recursos materiais que facilitem a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Oriundas principalmente nos bairros Pedrinhas, Marco Zero, Araxá, Santa Inês, Aturiá, bairros que carecem principalmente de segurança pública, opções saudáveis de lazer e de mais acesso a saúde.
                   Quanto ao processo ensino-aprendizagem verificou-se nas respostas dos alunos, a maioria participa das aulas, debatendo assuntos, fazendo os trabalhos de pesquisa, participando de oficinas e palestras, programações e projetos desenvolvidos pela escola, enfim, sentem-se sujeito do processo ensino-aprendizagem, uma vez que dão sugestões para a sua melhoria. Dentre as dificuldades colocadas pelos professores e alunos, apontam-se a necessidade de novos recursos áudios visuais para a TV escola, acervo bibliográfico específico e diversificado para a sala de leitura e biblioteca.
                   As disciplinas que os alunos mais se identificam são: matemática, (minoria), sociologia, filosofia, biologia e português. Observa-se que a identificação com essas disciplinas é reflexo da relação interativa professor-aluno. Quando foram questionados sobre a qualidade dos conteúdos trabalhados em sala de aula, a maioria reconheceu que os conteúdos e projetos trabalhados no ambiente escolar são de suma importância para o seu cotidiano.
                   As disciplinas em que apresentam maior dificuldade de aprendizagem são matemática (maioria), física, literatura, e inglês. A justificativa dada pelos alunos é “os professores não explicam bem”, sentem-se incapazes de aprender, questionam a falta de material didático e de metodologia adequada, falta de um acervo bibliográfico na biblioteca para pesquisa e o funcionamento em horário inadequado. A reprografia também funciona em horário inadequado, ou seja, ambos os setores funcionam somente a partir das 09 horas. Além de questionarem a negligência de alguns professores, causando a dispersão dos alunos pelos corredores. A presença de crianças (grau de parentesco com aluno) em sala de aula.

IDENTIFICAÇÃO DOS ESTÁGIARIOS



Os estagiários Algicele Cordeiro Pena e David Clayton M. Pereira chegaram ao final do estagio supervisionado alcançado após os dias referente ao processo de reconhecimento do espaço escola com docência em literatura. Dando inicio no dia 08 de junho de 2011 na Escola Estadual Profª Raimunda Virgolino, localizada na rua Vila das Oliveiras no Bairro das pedrinhas em Macapá. Sendo correspondentes 07 dias com 20h acadêmicas, em primeiro momento observou-se os métodos do professor regente abordava em classe, os assuntos referente ao Modernismo como as Vanguardas Européias e o Pré-Modernismo. Assim decorreu-se durante seis dias de observação em sala e mo sétimo dia foi regência abordando o assunto As Vanguardas européias ligadas as características do Pré-Modernismo. A regência dos acadêmicos foi exposta em slides e após a aula expositiva dialogada, concluindo com o filme “Tempos Modernos” com Charlin Chaplin.



Os estagiários Antonio Carlos do Rosário Lima e Francisco de Souza e Souza cumpriram a etapa final da disciplina de Estagio Supervisionado III. No dia 03/06, foram à escola entregar o ofício junto à coordenação, no dia 06/06 fez visita à biblioteca para fazer análise dos livros escolares de Literatura/Português, no dia 07/06 foi a coordenação para analisar o PPP (Plano Político Pedagógico) da escola. Nos dias 08, 09 e 10/06 foram feitas observações na turma 322 referente ao 3º ano do ensino médio, turno da tarde, sob a orientação da professora Albenize Gerlane Macedo Diniz a qual estava trabalhando com seus alunos o Pré-Modernismo em que fizeram pesquisas sobre essa escola, socializando suas pesquisas aos colegas numa turma de 35 alunos. No dia 15/06, foi feita a regência do estagiário Antonio Carlos do Rosário Lima sobre Vanguardas Européias com duração de 2h/a para um publico de 30 alunos onde foi feita uma aula expositiva dialogada como recurso material o uso de Data-Show através de apresentação de slides. No dia 16/06 o acadêmico Francisco de Souza e Souza fez a regência de literatura com o assunto A Semana de Arte Moderna e usou como recurso material o Data-Show.                       



 

Em virtude do movimento de greve por parte dos professores do Estado, as turmas 113 e 112 uniram-se nas aulas de Língua Portuguesa.
É trabalhado o conteúdo de gramática em aulas separadas do conteúdo de Literatura Brasileira. O assunto para a aula de literatura será o Trovadorismo – introdução, período histórico. A turma é bem dividida quanto ao número de meninos e meninas.Utiliza-se o livro didático Português, Linguagens e Leituras. O assunto trabalhado foi Figuras de Linguagens, na aula anterior a professora passou atividade sobre o tema para ser resolvida em casa e discutida em sala de aula no momento seguinte. Deu um tempo para que os alunos que não tinham conseguido concluir a atividade o fizessem. Leu as questões e estimulou os alunos a darem suas respostas e definir o conceito a partir delas. A turma participa bem, alguns se destacam a professora procura estimular a participação dos alunos oralmente. Um fato bem interessante – a professora diz que costuma sempre fazer isso – foi que a professora trouxe frases retiradas do programa Zorra Total, do quadro Trem Brasil, da rede Globo para ser trabalhado com a turma na observação e fixação dos conceitos de figuras de linguagem. Professora muito querida da turma, tem controle total da turma, domina o conteúdo, auxilia os alunos a construir o conceito e definição, sem deixar respostas prontas.



 

No dia 06 de Abril de 2011, as estagiárias Eliziane Rosendo e Patrícia Tiele realizaram a primeira observação do espaço escolar, sendo os seguintes: biblioteca, quadra poliesportiva, laboratório de informática, TV Escola. No dia 07 de Abril, das 7:30 às 9:40 ocorreu a observação da aula da professora Margareth Lemos na turma 313 (ensino médio), neste dia houve apresentação de seminário pelos alunos, cujo conteúdo proposto foi: As Vanguardas Européias. Durante a aula apresentaram-se dois grupos de seis componentes cada, os conteúdos respectivamente estudados foram: Futurismo e Cubismo, ao final das apresentações a professora fez suas considerações enfatizando que os alunos não tiveram foco na literatura, pois apenas apresentaram seus trabalhos com foco na pintura. No dia 08 de Abril, continuaram as apresentações dos três últimos grupos, cujo conteúdos estudados respectivamente foram: Expressionismo, Surrealismo e Dadaísmo. Finalizaram as apresentações e a professora fez suas considerações esclarecendo os pontos positivos e negativos, orientando os alunos no que deveriam melhorar ou manter nas apresentações, já que, ela elogiou a todos os grupos pois, os trabalhos foram produtivos.No dia 15 de abril, observamos a abertura da X Gincana Multidisciplinar 2011, com o tema: “Tô no Norte do Brasil, Eu Tô no Amapá”. Apresentaram-se neste dia todas as turmas de 3º ano da escola, percebemos a animação e participação ativa dos alunos em todos os jogos. No dia 27 de Abril, ocorreu uma entrevista com a Coordenação Pedagógica, na qual adquirimos informações necessárias para um melhor conhecimento sobre os projetos, filosofia de trabalho, sistemática de avaliação da escola.E, no dia 5 de Maio, as acadêmicas ministraram suas aulas, com exposição oral do conteúdo: Semana da Arte Moderna utilizando o data show, em seguida foi explicada uma dinâmica de acordo com o plano de aula de ambas as acadêmicas.




Os acadêmicos Francinne Silva e Jarlison Ferreira foram a Escola Estadual Prof. Raimunda Virgolino no dia 05 de abril de 2011 para entrega do ofício e conversa com a supervisão da escola supracitada. Nos dias 09, 10, 11 e 16, 17, 18/06 os mesmos observaram as aulas de Língua Portuguesa e Literatura das turmas 111, 112 da Professora Fádia Cristina. Em algumas ocasiões os referidos acadêmicos observaram as turmas 113 e 114 em decorrência da falta de alguns professores, onde os mesmos auxiliaram a professora. No dia 11 de junho, além de observação os estagiários realizaram o registro fotográfico do espaço escolar. O acadêmico Jarlison Ferreira realizou sua regência no dia 22 de junho na turma 111, com o assunto Trovadorismo. Com o material de apoio, o mesmo utilizou de recursos como: quadro branco, pincel atômicos, além de cópias para aplicação de atividades. De modo geral, consideramos que o conteúdo foi aplicado com bastante êxito alcançando os requisitos necessários para assimilação do conteúdo, por parte dos alunos. A acadêmica Francinne Silva realizou sua regência no dia 22 de junho na turma 112, também com o assunto Trovadorismo. A mesma utilizou de materiais de apoio: cartazes, fita crepe, cópias com exercício de fixação. De modo geral, consideramos que o conteúdo foi aplicado e absorvido com bastante êxito de forma que os alunos puderam compreender o conteúdo em questão. Ressaltamos ainda que, devido o período de greve os acadêmicos sentiram dificuldades para realização da regência de classe, por isso há o grande intervalo do dia em que se iniciaram as observações com o dia em que se realizou a regência.



 

Estagiária Sirley Furtado Loureiro, no dia 05 iniciou-se o ato de estagiar com a entrega do ofício à coordenação, e o primeiro contato com a professora de literatura, nesse mesmo dia ocorreu à observação de aula sobre a primeira geração do Romantismo. Dia 07 novamente observação em sala de aula sobre a segunda geração do Romantismo. Dia 15 observação da gincana Multidisciplinar 2011.  Dia 18 observação em sala de aula sobre a revisão das duas gerações. No dia 19 observação PPP, planos de curso e de aula, avaliação do livro didático, TV escola e laboratório de informática. Dia 25 observação no espaço escolar e execução de aula sobre a terceira geração do Romantismo. No dia 26 colher as fichas preenchidas pela professora e pela coordenação. No dia 09/06, o estagiário Káius Vinícius deu início ao estágio. No primeiro momento, que ocorreu no dia 09 de junho, houve o reconhecimento do ambiente escolar, entrega de ofício, contato com os educadores das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura e com a coordenação da escola. A partir do dia 10 de junho, o acadêmico iniciou procedimentos de observação nas aulas da professora Márcia, onde neste dia, ela fez a explicação do conteúdo de Figuras de Linguagem e aplicabilidade de exercícios como forma de detectar o consumo de aprendizagem. No dia seguinte, 13 de junho, foi dada a continuação da resolução da atividade sobre Figuras de Linguagem e, logo em seguida, leitura do livro “O pagador de Promessas” de Dias Gomes. No dia 14, houve reflexão e exposição de ideias relacionadas ao livro e analogias da leitura com a realidade sócio-cultural dos alunos. No penúltimo dia, 15 de junho, o acadêmico observou a Biblioteca. No último dia, foi feita a “Intervenção Educativa”, onde na Regência, foi realizada a introdução do conteúdo “Trovadorismo”, com apresentação musical que fazia a comparação da musicalidade atual com as cantigas desse período literário.




As Estagiárias Ana Dula Pereira Barros e Clícia de Aquino Sales Acadêmicas do curso de Letras/ licenciatura/Francês do Instituto de Ensino Superior do Amapá, iniciaram suas atividades de Estágio III, na turma 116, sob a orientação da Profª. Margareth Lemos, dando início com a entrega do ofício à coordenação Pedagógica no dia 01/03/2011, no dia 04 e 05/04/11 foi feita a observação em sala de aula tendo como conteúdo o Assunto Gêneros Textuais: Elementos da Narrativa, no dia 11/04/11 reconhecimento do espaço escolar terminando com visita à biblioteca, no dia 12/04/11 visitamos a sala de vídeo, os alunos estavam assistindo a um filme, no dia 18/04/11 nova observação em sala de aula sob a orientação da profª. Margareth Lemos, ela estava explicando e distribuindo as apresentações aos alunos. No dia 02/05/11 foi realizada a regência das estagiárias com o assunto: História da Literatura, assim finalizando o estágio.

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